domingo, 28 de março de 2010

PARABÉNS, MINHA SALVADOR!!!






Sou nascida em Vitória da Conquista (que tomou pau do Vitória hoje no último minuto de jogo). Criada em São Paulo dos 3 meses aos 8 anos, continuei a infância na terra dos Finos Trapos, ficando até os 15. Debutante, fui para o colégio interno em Pojuca, onde fiquei até os 18. Maior de idade, morei 6 meses em Praia do Forte, onde fiz estágio e vim morar, então, pela primeira vez na cidade de São Salvador.

Eram tempos difíceis. Primeiramente morei em Tancredo Neves e pegava o ITT azul, geralmente dependurada na descarga. Depois, dividi apartamento com dois grandes e eternos amigos no CHOPM-II - Cabulão, do lado do então Paes Mendonça, em frente ao Salão de Beleza de Thatyk, uma traveca tuuuuuuuuudo! Éramos muito jovens e só isso justifica o fato de pegarmos ônibus lotadaços para irmos aos shows, à faculdade e ao carnaval. Meu Deus, sei que não tenho mais disponibilidade para isso. Tem coisas que só a juventude é capaz! Certa noite, pegamos um pernoitão ao sairmos do show Tropicália Duo no Parque de Exposição. Ainda tínhamos a Estação Nova Esperança - que só agora sei que é o que significava o ENE daquele ônibus sanfonado e encardido que prometeu que passava no Cabula e ao chegar no ponto final deu-se conta que ainda estávamos no busu. Por fim, acabou por indo nos deixar em casa. Dá pra imaginar???

Depois de encarar o desemprego - Salvador é linda, mas não é uma cidade fácil - acabei por tornar-me retirante e fui trabalhar em São Paulo, de onde voltei cinco anos mais tarde, mãe-solteira, atriz e com muita saudade dos amigos.

Voltei a morar com eles e recomecei a minha vida.

Mas o post é sobre Salvador e não sobre meu passado.

O prólogo é para justificar tudo o que sinto por esta cidade. Cigana, morei em diversas cidades e Salvador já é o recorde. Dez anos se passaram desde que mandei um email - na época novidade - dizendo: "pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto, eu tô voltando."


Salvador é uma cidade mistério, de povo indecifrável que a gente ama pela energia e às vezes perde a paciência também.

O atendimento aquela velha história: gentil mas muitas vezes displicente demais. O andar do soteropolitano é aquela coisa impressionante que sai das garagens e dos prédios de repente sem olhar pra onde vai. Até me acostumar com esse jeito de andar, levei muito pisão no dedo. O pedestre soteropolitano pára na calçada e não tá nem aí pra quem vai passar. Passam em corda de carangueijo e quem vem na contra-mão que se vire. Mas tem um brilho no povo dessa cidade que sempre me lembra Gerônimo: "nessa cidade todo mundo é d'Oxum." É sempre essa sensação que tenho quando olho pra cara do povo de Salvador.

Um povo sofrido mas que sorri tanto que contagia. Um povo colorido e guerreiro que se reinventa todo santo dia.

Mas este povo tá tão abandonado. Tenho achado Salvador suja e feia, largada, as calçadas cheias de gente, de mercadoria, de carro, de lixo.

A estação da Lapa parece uma imagem da Idade Média. O escuro, o mal cheiro, a sujeira, o tantão de gente pra lá e pra cá, a gritaria, o vai-e-vem, meu Deus, uma loucura. Assim também é a Estação de Transbordo do Iguatemi. Não é que eu ache que o problema seja o excesso de gente. Assim como eu um bocado de gente veio buscar a felicidade aqui. Não acho que os camelôs devam desaparecer para me satisfazer o desejo de ver a cidade limpa e organizada. Não acho que os mendigos, meninos e meninas devam ser considerados o problema da cidade. Eles sofrem - como todos nós - os problemas desta cidade. Abandono, roubo, mentira, falcatrua, desvio, politicagem deslavada fazem dessa cidade esse caos.

O transporte público é uma vergonha e jamais será resolvido por quem nunca pegou um ônibus. O problema da moradia não será resolvido por quem mora nos grandes condomínios, isolados e supostamente protegidos. Gente se protegendo de gente! Que tipo de bicho somos nós?

Mas não quero fazer deste post uma lamúria. Afinal de contas, é um parabéns!!!

Parabéns pelo Porto da Barra (apesar da mania de jogar lixo na praia)
Parabéns pelo charme e pelas delícias do Garcia.
Parabéns pela Península de Itapagipe - linda e politizada.
Parabéns pelos grupos artísticos e culturais.
Parabéns pelo carnaval (apesar das aberrações de hoje - camarotes, sobretudo!)
Parabéns por sua juventude negra, batalhadora e vibrante.
Parabéns por suas bravas ongs - só as honestas!
Parabéns pela Feira de São Joaquim - que precisa de cuidados.
Parabéns pela torcida do Baêa, linda e imensa.
Parabéns pelo Beco dos Artistas e por sua comunidade gay, resistente!
Parabéns pelo GGB.
Parabéns pela Cooperativa Baiana de Teatro.


Desejo para Salvador muitos anos de vida.
Desejo praias mais limpas.
Desejo cidadania e respeito.
Desejo um transporte público de qualidade e segurança.
Desejo o fim da violência, da miséria e do medo.
Desejo ciclovias viáveis e possíveis de serem utilizadas.
Desejo cuidado e limpeza.
Desejo postos de saúde respeitáveis.
Desejos pessoas que se gostem andando pelas ruas.
Desejo escolas bonitas e boas de estarmos nela.
Desejos praças em todos os bairros, campos de futebol, teatros e cinemas.
Desejo o fim da homofobia e das intolerâncias.
Desejo uma Salvador que sei que mereço, que sei que merecemos.

FELIZ ANIVERSÁRIO SÃO SALVADOR! OBRIGADA POR ME RECEBER DE BRAÇOS ABERTOS.

4 comentários:

  1. Drica, você é linda. Compactuo com tudo, minha amiga, assino embaixo. Que NOSSA cidade se vista, nos próximos anos, das demandas que todos nós, soteropolitanos, por natureza, por amor ou por circunstância, merecemos. Bj, Beto de Abreu

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Salvador, está para nascer cidade mais linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. é muito bom meu amigo thiago gabriel fabio jogar ai

    ResponderExcluir
  4. iuri disse:meu amigo jagar ai é thiago gabriel e fabio

    ResponderExcluir