sexta-feira, 23 de abril de 2010

FLAMENGO E CORINTHIANS - qual dos dois Bahias vai ganhar???

Eu e meu marido (e todos aqui em casa) somos Bahia.

Mas, temos, obviamente, um segundo time, aquele que nos une mais nacionalmente falando, já que o Bahia se recusa a voltar para a primeira divisão. Vai entender...

O problema, é que, ao contrário da escolha baiana, temos times diferentes. Ele é Flamengo - por causa da mamãe e eu sou Corinthians por causa do papai.

E num é que vamos nos topar num campeonato latino-americano?

Vai ser uma bela partida e uma bela torcida.

O que estes três times têm em comum - além da nossa torcida - é o fato de serem times do povão. Quem conhece sua história, sabe. Claro que o Flamengo nasce dentro do clube de regatas que era um clube de grã-fino, mas o futebol não era lá muito bem visto no comecinho do século XX, não. Fico devendo postagem sobre.

Falando de presente, sabemos que os gaviões, os urubus e os super-homens - todos bichos que voam - representam os times de classes baixas, operários, gente pobre que rala e que torce com aquele toque a mais de paixão.

Não é a toa que estes três times são conhecidos nacionalmente por suas toridas hiperbólicas. Um povo que torce mais, que ama mais, que grita mais e que faz mais barulho. Não vou forçar a barra e dizer que ganha mais porque nenhum dos três tá fazendo por merecer, mas já falei e repito, um clube ou time é mais sua torcida do que seu escrete (fui longe agora no vocabbulário. Ave Mário Filho!)

Bom, agora é esperar. Juntos vamos torcer para nosso time levar o estadual e juntos vamos torcer separados na Libertadores.

Mas, nada disso vai nos separar debaixo do edredon, porque ao fim e ao cabo o que o futebol tem de bom demais é essa capacidade de representar o conflito naquele campo simbólico. Quem sabe a gente até não brigue menos na vida real, depois da partida???

Timão, ÊÔ! Timão ÊÔ!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito bem elaborado. Também sou blogueiro (livrepraque.blogspot.com) tricolor, embora não trate do meu baêa. Boa sorte com seus projetos.

    ResponderExcluir
  2. Então, Rafael, obrigada pelo comentário. Já dei um pulo no seu blog e coloquei na lista dos meus. grande abraço.

    ResponderExcluir