sexta-feira, 30 de abril de 2010

VOCÊ SE LEMBRA DESSE JOGO??? por Alexsandro Moreira

O Jogo era Bahia x Flamengo, o Bahia de Bobô e o Flamengo de Zico. Não havia favoritos, afinal estavam ali frente a frente os dois melhores times do campeonato. Era o jogo mais esperado, a expectativa era enorme, o nervosismo imperava na Fonte Nova. O Jogo do ano.
O Juiz apita o início do jogo. O Bahia começa no ataque. Charles lança Marquinhos pela esquerda, que carrega até a entrada da área do Flamengo e cruza pra cabeçada de Bobô, que carimba a trave de Raul Plassmann. O Flamengo responde com um passe longo de Leandro que encontra Zico próximo à meta tricolor. Ele toca pra Nunes que dribla Tarantini, mas bate sem jeito pra defesa fácil de Ronaldo. Aos 10 minutos, Charles sofre falta próxima à meia-lua rubro-negra. Bobô cobra com perfeição. Bahia 1x0.

O Flamengo se perde no campo e o Bahia aproveita para ampliar o marcador aos 25 minutos numa cobrança de escanteio que Charles cabeceou sem chances de defesa pra Raul. Era o segundo gol tricolor. O Bahia comandava o jogo, que ficou mais fácil ainda aos 38 minutos, quando numa jogada despretensiosa, Zanata saiu da defesa e levou a bola até o campo adversário e chutou da meia-lua, no ângulo. Golaço. Bahia 3x0. Acabou assim o primeiro tempo. A torcida tricolor estava eufórica.
Começa o segundo tempo e logo aos 5 minutos Tita faz uma bela jogada e deixa Nunes de cara pro gol, que não desperdiça e faz o primeiro do Flamengo. O Bahia não era mais aquele do primeiro tempo e errava muitos passes. Aos 18 minutos Zico costurou a zaga tricolor e deu um chute indefensável para Ronaldo. Gol do Flamengo. 3x2. Foi a vez do Bahia se perder no jogo e aos 30 minutos Zico marca de falta o gol de empate do Flamengo.

Era a reação rubro-negra. 3x3. O Jogo fica tenso. A torcida tricolor não acreditava no que via. Aquele jogo fácil do primeiro tempo que estava na mão tinha ido pro espaço. O Flamengo vinha com tudo pra cima do Bahia, queria a virada histórica. O Tricolor de aço tentava repor a ordem na casa, sem sucesso. Charles quis resolver sozinho e, sem ver Bobô bem colocado, chutou de quase do meio do campo querendo encobrir Raul que estava adiantado, mas a bola foi longe. O Flamengo seguia atacando. Andrade fintou João Marcelo e achou Adílio no meio da cozinha tricolor. Ele bateu de primeira no canto esquerdo, Ronaldo tirou com os olhos. Aos 42 minutos, num contra-ataque do Bahia, Zé Carlos cruza pra área rubro-negra e Bobô faz de peixinho, o quarto gol tricolor. Delírio total da torcida do Bahia. 4x3.

Que jogo incrível! Ainda faltavam 3 minutos para o fim do tempo regulamentar e os acréscimos do juiz. Que eternidade pro Bahia. O Flamengo era só pressão. De repente, parecia que as camisas rubro-negras se multiplicavam no campo. Uma avalanche flamenguista atacava a área tricolor. O Nervosismo voltava a imperar na torcida. E uma sucessão de verdadeiros milagres que só todos os santos da Bahia podiam explicar o que aconteceu naqueles findos minutos de jogo. Defesas espetaculares de Ronaldo, chutes com endereço certo que se perdiam na linha de fundo. Desvios providenciais em cima da linha do gol. O Pulso unia jogadores e torcida tricolores em uníssono. E o juiz, enfim, apita o final do Jogo. Vitória tricolor! O Bahia é campeão! A Torcida vai à loucura! O Bahia vence o Campeonato Brasileiro numa final espetacular! É Campeão! É Campeão!

Lembro-me bem desse jogo, parece que foi ontem.
Um jogo inesquecível.
Sabem quando foi?
Foi na semana passada, no meu PC, em minha casa.

Eu estava lá, gritando sozinho, quando a ficha caiu.

Era só um jogo de computador. Mas o jogo “de verdade” nos estádios, não é também só um jogo? Você grita, vibra, pula, mas depois a vida toma o seu rumo normal. A Grande diferença é que nesse game, o Pro Evolution Soccer, o PES, além de você sentir as mesmas emoções de um jogo “de verdade”, você é um agente ativo que pode alterar o resultado do jogo.

Porque você é o técnico, você escolhe a formação tática, escala o time, faz as substituições. E porque você é o jogador, você escolhe a jogada, escolhe pra qual companheiro vai passar a bola, você faz o gol. É isso que faz o game ser incrível. A Mistura da emoção de assistir um jogo com a sensação inédita de ser ao mesmo tempo torcedor/técnico/jogador. E o grau de realismo impressionante do game contribui muito. O Ambiente dos estádios, o grito das torcidas, o ruído dos jogos, a narração e os comentários, o replay das jogadas em vários ângulos, a atitude dos jogadores.
O Pro Evolution Soccer é indicadíssimo para os amantes do futebol.
Só tem uma contra-indicação: É altamente viciante.


Alexsandro Moreira é um artista nascido em Salvador, Alagoinhas e Irará, exatamente nesta ordem. Já escreveu e produziu várias peças, entre elas, o "Recital Raul Seixas" e "Primavera nos Dentes". Atualmente está escrevendo um livro e montando uma nova peça, "O Auto da Arte".

3 comentários:

  1. Valeu, ngão. O texto é muito bom. Você devia escrever assim sobre os os jogos que assiste. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Tb acho. E digo mais. Acho que vc escrevia uma peça com o tema, tranquilamente.

    ResponderExcluir