quarta-feira, 5 de maio de 2010

FUTEBOL DE um grande ARTISTA


Eu não sou a única artista obcecada por futebol e acho que já falei isso aqui algumas vezes.


Chico Buarque, José Miguel Wisnik, Nelson Rodrigues, Pasolini. Já falei aqui dos três últimos e é realmente um pecado eu ainda não ter dedicado um post ao grande jogador de futebol que nas horas vagas faz umas musiquinhas bem legais: Chico Buarque de Holanda.

Da coleção de dvds sobre sua biografia (eu sempre confundo biografia com bibliografia) tem um dvd que é só sobre futebol. Tem um também que é só sobre teatro, mas tenho que confessar que eu ainda não vi esse. Sacanagem, eu deveria retirar essa observação suicída...


Chico Buarque é dono do time Politeama. Não por acaso existem, ao redor do mundo, vários teatros tradicionais com este nome que em sua raiz grega significa MUITOS ESPETÁCULOS.


POLITEAMA FUTEBOL CLUBE



Um time de botão que segundo o próprio criador, foi promovido a time de gente. Um time invicto que já percorreu gramados de todo o mundo. Até José Miguel Wisnik já fez parte do escrete do Politeama. Para os fãs do cantor, saber sobre seu time faz toda a diferença. Vamos conhecer um pouco através de suas próprias palavras.

Irônico até as raias do inacreditável, Chico tira um barato com o locutor que pergunta se o time tem hino e ao saber que sim, quer saber quem compôs:

“Ora, quem fez? Lamartine Babo? É claro que fui eu.”








“Politeama, Politeama
O povo clama por você
Politeama, Politeama
Cultiva a fama de não perder”


Apesar de grande admirador do futebol, Chico declara, para meu desespero:

“Não sei teorizar sobre o futebol. Gostaria de ter sido jogador, mas não deu, e fui fazer música. O futebol tem que ser vivido, jogado, sentido na pele. As palavras não podem descrever a emoção e os sentimentos de uma partida, jogada ou assistida. São momentos de improviso e genialidade que nenhum artista consegue repetir.”Mas, através da palavra na obra de arte, ele faz suas tentativas:


O FUTEBOL
chico buarque

Para estufar esse filó
Como eu sonhei

Se eu fosse o Rei
Para tirar efeito igual
Ao jogador
Qual
Compositor

(...)

Parábola do homem comum
Roçando o céu
Um
Senhor chapéu
Para delírio das gerais
No coliseu
Mas
Que rei sou eu


(Para Mané para Didi para Mané Mané para Didi para Mané para Didi para
Pagão para Pelé e Canhoteiro)


PS. Para não dizer que não falei da foto, Pelé é a antítese de Chico Buarque, o extremo oposto. Se um queria jogar futebol mas se contentou com a MPB, o Rei do Futebol gostaria muito de ser cantor. E como rei é rei, seja lá do que for, ele vive por aí soltando a voz.
Agora é saber se Chico jogando é melhor que Pelé cantando... mas que eles se jogam, eles se jogam. Literalmente!





É BOLADA, FÃ-TORCEDOR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário