sexta-feira, 18 de junho de 2010

A ARTE E OS FILHOS

Eu faço tudo que faço com muito apreço e dedicação. De tudo que faço, faço arte e filhos com muito primor. Gosto do meu teatro e da minha prole.

Juntar arte e filhos num mesmo balaio é sempre um prazer. Entre livros, filmes e cds, jogos, brinquedos, revistas, revistinhas e revistões, a gente vai criando nosso mundo real e imaginário. Muito lápis de cor, muita tinta, massinha, recorte, jogos feitos em conjunto, brimcadeiras de adivinha, de palavras, de histórias, a gente vai se amando cada dia mais. Bola, então, nem se fala. Botão, álbum e tabelas intermináveis da copa.Vuvuzelas, camisas, bandeiras e bonés. Colchão na sala na sexta de noite e um enfiado no 'sobaco' do outro. Somos uma família feliz.


O resultado disso tem sido o desenvolvimento de meus filhos numa perspectiva que me deixa muito feliz e otimista. Uma porque me sinto cada dia mais confiante no crescimento deles e no seu futuro. Outra porque vejo que criar filhos com qualidade e amor, ainda é e sempre será possível. Amor, mesmo, do mais puro e original. Tem um trecho em Adélia Prado que ela fala que ficou impressionada com uma família na fila do supermercado que simplesmente se tratava bem e que aquilo chamava atenção. Me senti muito honrada em me ver retratada naquela fala dessa autora que eu tanto amo e de quem tanto preciso.

Sempre vivi à base do carinho e do afeto. Em minha casa, quando criança, nos beijávamos por tudo. Até pra ir comprar pão a gente dava tchau com bitoca e quando voltava se cumprimentava de novo. E isso, esse carinho, afeto e admiração fazem do respeito uma algo inevitável.

Desta convivência intensa e feliz, onde o toque, o abraço, o carinho e o olhar são indispensáveis, temos momentos de enlevo e alegria, que são, no fundo, no fundo fruto desse princípio derramado em nosso dia-a-dia.

Hannah derrama sobre as teclas de um piano todo amor que recebeu de nós, todo amor que retorna pra nós, todo amor que vem lá de minha mãe, de minha avó, de minha bisavó, de minha eva, enfim... De meu pai, cabra macho e trabalhador, que cansado fazia cavalinho às sete da noite para nós que sentíamos sua falta durante todo o dia e nos deixava brincar de salão de beleza em seu cabelinho ralo e preto, pai de três 'filhas-mulher' que era.

Esse amor todo que Hannah tem e dá é amor de quem tem dois pais e sempre teve tantos quantos foram meus grandes amigos e isso nunca foi um problema. Pelo contrário. Avós que num acabam mais, carinho em profusão. Irmão torto "a torto e a direito". Cidades pra ver e visitar, carinho para receber e retribuir. E tudo sem mentira, sem crise. Sem enganação. Porque a verdade não há de ser um problema. É um fato, e ponto. E a forma que lidamos com ela faz toda a diferença.

Segue, pois esse momento de extrema delicadeza. Educação pela arte. Ensino e aprendizagem de música. Ensino e aprendizagem do mundo. Minha filha faz arte e nos transporta para este mundo bom do amor e da beleza.




A tempo: Hannah é o nome da mãe de Charles Chaplin, por quem sempre tive grande admiração. Aos treze anos eu já tinha decidido seu nome, mesmo que ela só viria a recebê-lo dez anos mais tarde. Chaplin homenageou sua mãe (que morreu louca, ai que meda, toda mãe tem um talento para morrer louca...) colocando seu nome na heroína de uma de suas maiores obras: O grande ditador, uma ode à vida e à liberdade. Não bastasse o filme em si, temos a bela poesia que encerra o filme, o assumido Último Discurso:

(...) Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergues os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!

2 comentários:

  1. Hannah está PODEROSA!!!!!
    Parabéns Driquinha pela linda filhona!
    Ass.: Sheyla

    ResponderExcluir
  2. Diana, que coisa liiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda e emocionante!! Parabéns por toda a arte e por tanto amor que ronda a sua vida! Beijão!

    ResponderExcluir