domingo, 11 de julho de 2010

16 de julho - 60 anos de uma tragédia brasileira

"O brasileiro já esqueceu da febre amarela, da vacina obrigatória, da gripe espanhola... mas o que ele não esquece nem a tiro, é do chamado frango de Barbosa." Nelson Rodrigues.

No dia 16 de julho de 1950, o Brasil viveu um dos episódios mais marcantes de sua história. Os que acharem um exagero, fechem a janela e podem ir embora. Era a derrota para a Celeste, em pleno Maracanã. Seus principais personagens: Barbosa e Ghigia.

Jogando pelo empate, num Maracanã absolutamente lotado - fala-se em 200 mil espectadores - o Brasil perde de 2 X 1 de virada (eh, placar que nos assombra).

Bradava o Prefeito do Rio de Janeiro: “Brasileiros, vós que daqui a alguns minutos sereis sagrados campeões do mundo. Vós que não tendes rivais em todo planeta. Vós a quem eu já saúdo como vencedores. Cumpri minha palavra construindo este estádio. Cumpram agora o seu dever, ganhando a Copa do Mundo.”

Não houve vitória. Deu-se a inesquecível tragédia.

Para celebrar a data (o bem que o tempo faz!!!) estou escrevendo um artigo sobre o episódio, que deve ser publicado em breve.

A seguir, alguns vídeos sobre o momento marcante, sob diferentes pontos de vista.

BARBOSA - O GOLEIRO INJUSTIÇADO:



O CARRASCO GHIGIA:



NOSSA TRAGÉIDA NARRADA EM CASTELLANO:

2 comentários:

  1. To ficando viciada nos seus posts... mas sempre é assim, eu leio e fico sem comentários!

    ResponderExcluir
  2. Este já é um ótimo comentário em si. Oh, figura...

    ResponderExcluir