quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bahia supera Flamengo e vira maior torcida do Estado

E deu hoje no jornal A TARDE:


A liderança do Flamengo é coisa do passado. De acordo com a pesquisa Lance!-IBOPE de 2010, lançada na última terça-feira, 17, o Bahia agora tem a maior torcida do Estado. Depois do tricolor, estão o clube carioca — antes líder — e Vitória, que se aproximou do Fla.

Entre 2004, na última edição do estudo, e este ano, a torcida tricolor subiu de 14,6% para 20,3%. O Flamengo, que tinha 21,2%, caiu para 20,3%. O Vitória, por sua vez, passou de 12,1% para 15,7%. Em proporção, os torcedores do Esquadrão são 2.831.880, contra 2.190.173 do Leão.

O Corinthians, quarto colocado, saiu de 7,1% para 7,6%, enquanto o Palmeiras perdeu 1,9%, ficando com 4% da torcida do Estado.

Outra questão importante demonstrada na pesquisa é o fato de que os torcedores dos dois times mais populares do Estado — Bahia e Vitória, que juntos têm 36% — agora superam a soma dos seguidores dos três times de fora com mais público na Bahia — Flamengo, Corinthians e Palmeiras, com 31,9%.

A pesquisa demonstrou que, na comparação direta Ba-Vi, a torcida rubro-negra é mais rica, mais escolarizada, mais jovem e urbana do que a do Bahia.

Na faixa etária acima dos 50 anos, os torcedores do Vitória somam apenas 0,2% da população, enquanto os tricolores são 1,5%. Entre torcedores de até 15 anos, o Leão conquistou 2,8%, enquanto o Esquadrão 2,1%.

**********************************************************************

Claro que esta pesquisa gera uma infinidade de discussões possíveis, mas acho importante ela estar aqui, porque em alguma medida faz um trabalho similar ao meu, que é olhar para esse povo que vê futebol e de alguma forma colher dados daí e em seguida realizar leituras.

Meu medo de comentar é ser tricolor demais e eu não quero afastar meus leitores rubro-negros, claro.

Mas só um comentariozinho, pode né: já tão dizendo que o Vitória tá correndo atrás desse vice. rsrsrs.

É bolada, pesquisador!!!





http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=5607906

Nenhum comentário:

Postar um comentário