terça-feira, 21 de setembro de 2010

ADÉLIA PRADO, escolas e meninos (A João Vicente que se recusa diária e veementemente a ir para a escola)

"Desejo a morte de tudo que obriga um menino a escrever: mãe, estou desesperado.


O que é que eu faço, em que língua vou fazer um comício, uma passeata que irrompa nos gabinetes, nas salas de professores que tomam cafezinho e arrotam sua incomensurável boçalidade sobre o susto dos meninos desarmados?

Fazem política, os desgraçados, brigam horas e horas pela aula a mais, o tostão a mais, o enquadramento, o quinquênio, o milênio de arrogância, frustração e azedume.

Deus te abençoe filhinho, vai pra escola, seja educado e respeitador, honra teu mestre.

Mestre?

Onde é que tem um mestre no Brasil pra que eu lhe beije as mãos?

Jã não basta ser gente para encarnecer de dor? Ainda tem as escolas que se aplicar neste esmero de esvaziar dos meninos seu desejo de bois, gramas e pequenos córregos?

Ó, ofício demoníaco de encher de areia e confusão o que ainda é puro e tenro cálice.


Não quero dar aulas, ó meu deus, me livra desta aflição, me deixa dormir, me deixa em paz, aula de nada, de nada, aula de religião eu não quero dar.

Falo e me aflijo porque sei que não tem outro caminho senão começar de baixo, de trás, do fim da história, quando Deus pega Adão e lhe mostra as coisas, lhe deixa dar nome às coisas, lhe deixa, lhe deixa, ruminando seu espanto, sua alegria, sua primeira palavra...

Ó senhor presidente, ó senhor ministro, escuta: O menino foi à escola e escreveu a sua mãe: estou desesperado.

Escuta quem tenha ouvidos: os meninos do Brasil fenecem entre retórica, montanhas de papel e medo.
Entre ladrões, como Cristo na cruz."

(Adélia Prado: SOLTE OS CACHORROS, 1979)

4 comentários:

  1. Adélia é um dilúvio! Retribuo com outra delicadeza:
    Impressionista


    Uma ocasião,
    meu pai pintou a casa toda
    de alaranjado brilhante.
    Por muito tempo moramos numa casa,
    como ele mesmo dizia,
    constantemente amanhecendo.

    Adélia Prado

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida. Lindo demais, como sempre.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, querida, faltou o bolada. É que foi tão Adélia Prado que nem lembrei. O que vc sugere???

    ResponderExcluir