quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Senhor do Bonfim do Baêa

Estou eu na cidade de Senhor do Bonfim, dando aulas como faço por este interiorzão da Bahia que eu tanto amo, quando dou de cara com uma outra Bahia que eu tanto amo. Ou melhor, o outro Bahia.

Sentada no jantar do hotel, eis que surge aquele mar vermelho de meninos comportados. Pergunto empolgada se são o time do Bahia e - obviamente - confirmam. Ligo empolgada para filhos e marido e, feito fã abestalhada, conto quem está no mesmo hotel que eu.

A oportunidade de ouro de fazer entrevistas se esvai na tensão de fã. Não quero incomodar os jogadores que lutarão por mais uma vitória no campeonato baiano aqui mesmo, em Sr. do Bonfim. Também não quero parecer uma Maria-Chuteiras passada e ficar abordando os jogadores. Sigo com meu trabalho didático, mas feliz sempre que encontro um 'moleque' do Bahia pelo hotel.

Peço autógrafo para eles em nome de João Vicente, grande admirador do time. São todos muito solícitos e simpáticos. Divulgo o blog - que eu num tô morta - e pego contato do responsável pelo time para uma aproximação mais oficial lá em Salvador.

É incrível o sentimento de respeito e carinho que a presença do time para o qual a gente torce impõe. É como se sua presença materializasse a existência do clube. Eu ficava pensando: são eles que jogam, que entram em campo, que a gente aplaude, grita, xinga, torce. São eles que fazem e tomam gol. É muito curioso estar tão perto de uma idéia, de um sentimento de torcedor.

Espero poder escrever mais sobre este encontro breve. Não posso deixar de negar a estranheza de ser uma mulher neste universo, de fazer doutorado e 'pesquisá-los' como se fossem algo fora do comum. De tudo por tudo eu era um ser estranho neste encontro. Mas, vivi a presentificação do time e com certeza isso vai ganhar lugar na tese.

A propósito - caso algum jogador tenha tido a curiosidade de ler o blog - espero que o jogo de hoje seja nosso e espero que o Bahia tenha um ótimo desempenho em toda a temporada. Espero que como profissionais vocês tenham muito sucesso e que como clube o Bahia continue na primeira divisão, seja campeão baiano porque é isso que nosso grande time merece.

É bolada, jogador!!!

3 comentários:

  1. Legal gostei muito do cometário

    ResponderExcluir
  2. Legal essa guadra de futebol ! sou menina mas gostei,tenho 9 anos e gostei muito dessa foto.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida anônima. Que bom que vc é tão nova e já gosta de futebol. Espero que goste do tricolor também. Muito obrigada pela simpática visita. Abraços.

    ResponderExcluir